quarta-feira, 16 de junho de 2010

Os nossos pratrimónios nacional




Bana, Cesária Évora, Mayra Andrade e Lura são cantores Cabo-Verdianos, já receberam vários prémios, Bana, o embaixador das mornas de Cabo Verde, ao lado de Cesária Évora, actua domingo em Lisboa.











Acreditas que cabo verde é uma sociedade de informação?

Sociedade de informação ou sociedade do conhecimento ou ainda podemos dizer nova economia, para ser um sociedade de informação é preciso que tenha informação, não podemos falar da sociedade de informação sem se falar da globalização.
Alguns críticos não concordam que a ideia de ser uma sociedade de informação seja algo que surgiu há 15 anos com á massificação do acesso á Internet.
Uma vês que para ter uma sociedade de informação aposta se forte muito relevante na presença dos cabo-verdianos na Internet, sendo a Internet uma maior fonte de informação que existe. Embora para ter uma sociedade de informação não significa ter informação mais sim o consumir desta informação, tirá algum aproveito desta informação.

O ARTÍSTA BANA FOI HOMENAGEADA EM PORTUGAL


No dia 11 de junho de 2010, o artista Bana foi homenageada em Portugal pelos portugueses, no qual teve a participação de vários cantores Cabo Verdianos, como Mayra Andrade, Celina Pereira e Dany Silva são dois dos artistas que participam, em 11 de Junho, em Lisboa, numa homenagem ao cantor cabo-verdiano Bana. Morgadinho, Leonel Almeida e os Alma de Coimbra completam o elenco da festa, que conta com a presença de Bana.
Bana, de nome completo Adriano Gonçalves, nasceu em 11 de Março de 1932, no Mindelo. Juntando-se ao coro dos diferentes cantores, que contavam e cantavam mornas, os amadores dos violões, das violas e dos cavaquinhos apercebem-se rapidamente da sua voz invulgar, admitindo-o entre os grandes de então.
Um deles ficou particularmente encantado com a voz de Bana. Foi, nem mais nem menos, do que o célebre compositor e poeta B. Leza, que o apresentou, em 1959, a elementos da Tuna Académica de Coimbra, que visitava São Vicente. Entre os responsáveis pela Tuna figuravam Fernando Assis Pacheco, que veio a ser jornalista e escritor, e o poeta Manuel Alegre, mas foi em Dakar que Bana actuou nos primeiros espectáculos e gravou o primeiro disco.
De Senegal seguiu para Paris, onde esteve até 1968 e gravou dois LP, e dali para a Holanda, onde editou outros tantos “long-play” e seis EP, muito em voga na altura.
No ano seguinte, com Luís Morais e Morgadinho, com quem, em 1966, formara o conjunto “Voz de Cabo Verde”, visitou Portugal para participar na inauguração da Casa de Cabo Verde, em Lisboa.Ao longo de uma carreira de mais de 60 anos, Bana gravou cerca de meia centena de LP e EP

Artísta morna está gravimente doente

O cantor Bana, um dos nomes que mais ajudou a projectar a música de Cabo Verde no mundo, encontra-se gravemente doente, em Lisboa, onde reside há várias décadas.Aos 76 anos de idade, a sua situação inspira cuidados, a precisar de ajuda, conforme dados recolhidos por «asemanaonline» junto de familiares e amigos.Adriano Gonçalves, mais conhecido por Bana, encontra-se gravemente doente, acamado em sua casa em Lisboa e os seus parentes e amigos estão a tentar que ele seja internado numa unidade de cuidados continuados, para ter uma melhor qualidade de vida e acompanhamento médico.A avançada idade (completou 76 anos no passado dia 5 deste mês) reflecte-se no estado de saúde de Bana: tem diabetes, padece de dores nos joelhos, etc. E, por causa disso, encontra-se recolhido em casa.Ademiro Gonçalves, um dos seus filhos, confirmou que o estado de saúde do pai é grave, adiantando que a família e os amigos estão “a tratar de tudo” para que Bana “fique melhor”. (Além de Ademiro, Bana tem um outro filho, Alcides, que também tem problemas de saúde há vários anos.)Bana, está há alguns dias acamado, e dada à sua compleição física, a mulher, que o acompanha, tem dificuldades em deitá-lo e levantá-lo, daí a necessidade do seu internamento numa unidade de cuidados continuados, mas que para isso são necessários recursos.
“Em causa está o Bana ter uma alguma dignidade nesta fase difícil da sua vida”, disse Machado, que também está a tentar lançar uma campanha pública de solidariedade em favor do cantor.Um outro parente de Adriano Gonçalves confidenciou que a família aguarda, naturalmente triste e pesarosa, o evoluir do quadro clínico de Bana na esperança de que venha a ter um fim «digno», à altura daquilo que representa para Cabo Verde e até mesmo Portugal. Afinal, foi aqui, que se estabeleceu ajudando a fazer com que Lisboa seja hoje tida como a cidade mais africana da Europa, criando discotecas e restaurantes com música e culinária africanas.Bana começou a sua carreira musical em Dakar, Senegal, nos inícios dos anos 60 do século passado. Ele, Luís Morais, Frank Cavaquinho, Morgadinho e outros companheiros, então emigrados, haveriam depois, na Holanda, por formar o Voz de Cabo Verde, gravando vários discos, projectando com isso a música cabo-verdiana e o arquipélago crioulo.«Nha terra», «Pensamento e Segredo» são alguns deles, a que se juntariam dezenas de outros títulos, hoje autênticas preciosidades discográficas. Morna e coladeira foram os géneros, por excelência, interpretados e divulgados por Bana, que menino ainda começou a cantar, em S.Vicente, sob a orientação do seu mentor e mestre, B. Leza. angop

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Fundação Tartarugas procura voluntariado para a ilha de Boavista

Fundação Tartaruga “defende a protecção mundial das tartarugas marinhas de maneira cuidadosamente dirigida”, pode ler-se no site da instituição. A fundação é financiada exclusivamente por doações e dependente de apoio financeiro por parte de patrocinadores e doadores.
A fundação revela que “embora todas as espécies de tartarugas marinhas sejam oficialmente protegidas de acordo com as leis de Cabo Verde, estas estão expostas a múltiplas ameaças, as ameaças principais são a matança de fêmeas de tartaruga boba quando estas vêm as praias a desovar, e a destruição da sua praia de desova devido á construção descontrolada como resultado de um desenvolvimento turístico rápido e massivo”.
No site da Fundação Tartaruga pode ler-se que “em 2007, pelo menos 1100 tartarugas fêmeas foram mortas nas praias da Boavista, um número que se estima que represente o 15% da população total de fêmeas reprodutoras nas águas de Cabo Verde”.
Boavista, 28 de Maio – Quem estiver interessado em obter experiência no campo da biologia, ecologia ou conservação fique a saber que a Fundação Tartaruga/Turtle Foundation está à procura de pessoas que queiram participar nos projectos de conservação da tartaruga Boba (Caretta caretta) na ilha da Boavista, em Cabo Verde.
A iniciativa vai consistir em patrulhas nocturnas na praia, limpezas de praias que envolvem também as escolas, comunidades, empresas locais e os hotéis na Boavista, produção e distribuição de letreiros relacionados com a conservação nas praias ainda na ajuda de libertações de tartarugas e outros eventos organizados para a escola e para a comunidade.
Para mais informações basta consultar o website: http://www.turtle-foundation.org/ - para descrição completa dos postos de trabalho assim como instruções sobre como candidatar-se.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Atentado de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos


Globalização é um fenómeno muito complexo, e não se pode falar dela só no contexto económico, Pois estaríamos a esquecer-nos das mudanças sociais, culturais e até politicas que a globalização proporcionou.
Os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001, chamados também de atentados de 11 de Setembro de 2001, foram uma série de ataques suicidas contra alvos civis nos Estados Unidos
, perpetrados em 11 de setembrode 2001 e atribuídos à organização fundamentalista islâmica. Isto é um dos aspectos negativos ou desvantagem da globalização porquê? Porque a Internet é um aspecto negativo da globalização, não só mais também a Internet trouxe as suas vantagens da globalização, porque com ao Internet temos um acesso rápido e mais fácil a informação, partilhamos as culturas entre os países, também com a globalização temos os investimentos dos estrangeiros aqui no país que gera emprego, este atentando de 11 de Setembro contribui para o desvantagem da globalização porque foi com a influencia da Internet que os terrorista basearam na Internet, e mandaram aqueles aviões directo para aqueles prédio, por isso que eu disse que a Internet contribui para os desvantagens da globalização, não só mais também temos a crise na economia mundial também contribui para desvantagem da globalização.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

"O diabo não tem senso de humor"

O humor é um remédio para muitas pessoas, não é somente o diabo que não tem senso do humor, hoje em dia muitas pessoas vivem sem senso do humor, as vezes nós ficamos um pouco desumano com as pessoas, ficamos com relva daquela pessoa uma coisa injusta que outra pessoa não quisesse que fizemos a ele, e quando isto acontecer estamos a ser desumano com aquela pessoa.
Na vida cristã, o humor está ligado ao discernimento e ao bom-senso. Por isso, é preciso pedi-lo a Deus e aprender a exercer o humor, antes de qualquer coisa, a respeito de si mesmo. O humor dá clareza ao olhar, o senso real da vida, coloca as coisas em seu devido lugar.
Na vida espiritual, o humor diante das coisas de Deus é um ponto considerável. Quantas vezes arquitectam projectos que vêm alterados pela liberdade amorosa de Deus! Ou se aceita e se aprecia o divertido da situação, se tem senso de humor, e as coisas se tornam leves; ou pelo contrário, se cai na angústia, se perde a confiança e não se avança mais Se pede a Deus o senso de humor, Ele vai dar, e cada um o recebe na sua própria maneira e na sua própria medida Como foi dito antes, é muito comum encontrar na vida dos santos episódios engraçados, que revelam sua forma viva e bem humorada de ver o mundo com outros olhos.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

18 anos de Festival: Gambôa atingiu a maturidade dos Praienses?


O festival da capital homenageou o género musical “Gaita e Ferro”, um dos mais tradicionais do interior da ilha de Santiago e apostou fortemente num cartaz nacional no ano em que realiza a sua 18ª edição. Apesar de alguma crítica ao cartaz e da pouca divulgação, a verdade é que milhares de pessoas juntaram-se à festa na praia da Gamboa e áreas circundantes quer a ouvirem o espectáculo quer no habitual convívio que se estabelece ao longo das barracas montadas no espaço.Os artistas que passaram pelo palco ajudaram a festa, interagindo sempre com o público que não arredou pé até as últimas actuações. O primeiro dia foi marcado pelas variações musicais do são vicentino de Vlú, o “Stribilim” de Gilyto, o “zouk love” da Susana Lubrano e o estilo irreverente de Jorge Neto.No segundo dia o estilo “Gaita Ferro” dominou o palco com a actuação de um grupo de luxo de vários artistas que vem tocando, cantando e preservando este estilo como Tio d’Codé, Meno Pecha, Bitori nha Bibinha, Eduino, Zé Mario e Zeca Fontes. Projecto Verão 2010 e Heavy H, perfeitamente entrosados com o público, ajudaram a vibração geral e os Buraka Som Sistema fecharam a edição com as batidas do kuduro.Sem grandes ocorrências que pudessem afectar a segurança do festival, este ano o formato em termos de horário adoptado o ano passado voltou a comprovar a sua eficácia na preservação da ordem e organização

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Destino de uma Heroína

Joana D´Arc Uma Mulher Batalhadora

Joana D'Arc era filha de Jacques D'arc e Isabelle Romée foi heroína da guerra dos cem anos, no séc. XV, teve como aliados os Ingleses e venceram a guerra. Mais depois de alguns séc Joana foi queimada viva pelo seus aliados que participaram na guerra.

Joana foi um excelente actriz e que foi esquecida pela história os povos francês no séc. XIX. Joana fez uma peça de teatro com o titulo"Die Jungfrau Von Orléans" publicada em 1801. A partir daí Joana era considerada como uma Heroína do sentimento nacional, mais alguns anos depois com a primeira guerra Mundial de 1914a 1918, ela deixou de ser uma heroína da direita. depois da morte de Joana o papa bento XV a Joana era considerada como santa D'Arc foi declarada como padroeira de França.

Veja só uma maravilha


As tartarugas marinhas surgiram há mais ou menos 150 milhões de anos e conseguiram sobreviver a todas as mudanças ocorridas no planeta ao longo de todo este tempo. Porém, a sua origem foi na terra e, na sua aventura para o mar, evoluíram diferenciando-se de outros répteis.Assim, o número de suas vértebras diminuiu e as vértebras restantes se fundiram às costelas, formando uma carapaça resistente, embora leve. As tartarugas perderam os dentes, ganharam uma espécie de bico e suas patas se transformaram em nadadeiras. Tudo isso para se adaptarem à vida no mar.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Terminação do texto "Salcedo"

... E ai a esposa de Ramósis ficou espantada escondeu debaixo da cama até quando aquele médico saiu, mais só que ele não queria sair queria ver aqueles quadros lindos que estava pendurados na parede do quatro da esposa de Romosis. E quando o marido voltou viu o médico no seu quatro e a esposa debaixo da cama começou a ficar zangado e perguntou o quê que está a acontecer? A mulher saiu debaixo da cama ficou a chorar, o médico disse que não é nada que estava a passar pelo corredor e viu aquelas obras de arte e queria ver. Depois saiu e foi se embora.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Liberdade da imprensa

Liberdade da imprensa é um dos princípios pelos quais um Estado democrático assegura a liberdade da expressão aos seus cidadãos e respectivas associações, principalmente no que diz respeito a quaisquer publicações que estes possam pôr a circular.
Hoje Vivemos num mundo saturado de informação. Com a proliferação das chamadas “novas mídia”, das novas tecnologias e dos novos modos de difusão, a informação tornou-se muito mais acessível. Ao mesmo tempo, tem-se também diversificado. Mas, apesar da evolução da imprensa e do jornalismo, certos princípios fundamentais conservam toda a sua importância no dia 7 de Junho vai ser comemorado 0 Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, manifesto, novamente, o meu profundo apoio ao direito universal à liberdade de expressão.
Hoje existem associações voltadas para a luta pela liberdade de expressão e de imprensa, como a Associação nacional dos jornais que, além de desenvolver acções para propor a liberdade de imprensa no país, denunciam ameaças ao direito de informação. Com esse programa, houve um aumento de controle sobre os crimes cometidos contra a imprensa e seus profissionais.
A liberdade de imprensa é um bem da sociedade, antes mesmo de ser um direito de profissionais e de empresas ligadas a essa actividade e por sua própria natureza, exige mobilização constante, vigilância permanente e firme posicionamento diante de fatos que representam ameaça ou que efectivamente a atinjam.
A defesa da liberdade de imprensa certamente contribui para o fortalecimento das instituições democráticas no país

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Cabo Verde entre os países mais transparentes de África

Mais uma vez Cabo Verde é destacado como o terceiro país melhor governado de África em matéria de corrupção.

No último Índex sobre corrupção, publicado nesta terça-feira, pela prestigiada organização civil, "Transparency International" representado em cerca de 90 países, Cabo Verde sobe uma posição (46ª) em relação ao Índex de 2008, ficando atrás somente de Botswana e das ilhas Maurícias no continenteO Arquipélago mantém a mesma pontuação do ano anterior, 5.1 numa margem de 0 a 10, entretanto subindo do 47° posto para a 46ª posição no ranking que envolve 180 países. Também houve mudança de posto no pódio, já que a Nova Zelândia era líder no Índex de 2008 com 9.3, juntamente com a Dinamarca, Suécia e Nova Zelândia, que lidera agora isolada com 9.4.

terça-feira, 27 de abril de 2010

quarta-feira, 24 de março de 2010

Cabo Verde

É um país africano, arquipélago de origem vulcânica, constituído por dez ilhas. Está localizado no Oceano Atlântico, a 640 km a oeste de Dacar, Senegal. Outros vizinhos são a Mauritânia, a Gâmbia e a Guiné-Bissau, ou seja, todos na faixa costeira ocidental da África que vai do Cabo Branco às ilhas Bijagós. Curiosamente,


Foi descoberto em 1460 por Diogo Gomes ao serviço da coroa portuguesa, que encontrou as ilhas desabitadas e aparentemente sem indícios de anterior presença humana. Foi colónia de Portugal desde o século XV até sua independência em 1975.



Os cabo-verdianos são de maioria Católica Romana. Outras denominações cristãs também estão implantadas em Cabo Verde, com destaque para os protestantes da Igreja do Nazareno e da Igreja Adventista do Sétimo Dia, assim como a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a Congregação Cristã em Cabo Verde, Assembleia de Deus, Testemunhas de Jeová e outros grupos Pentecostes e adventista. Há pequenas minorias muçulmanas e da Fé Bahá'í. A Igreja Universal do Reino de Deus também tem seguidores em Cabo Verde.

A Igreja Nossa Senhora do Rosário, construída em 1495, a mais antiga igreja colonial do mundo, Cidade Velha, Ilha de Santiago.

As primeiras ilhas do Arquipélago de Cabo Verde terão sido descobertas em 1456 por Diogo Gomes e Alvise Cadamosto, e as seguintes em 1461 por Diogo Gomes e António Noli ao serviço da coroa portuguesa, que encontraram as ilhas desabitadas e aparentemente sem indícios de anterior presença humana. Começaram a ser colonizadas por Portugal por meio do sistema de Capitanias hereditárias dois anos mais tarde, trazendo escravos da costa da África para plantar algodão, árvores frutíferas e cana-de-açúcar para a ilha de Santiago. Nessa ilha fundaram a cidade de Ribeira Grande, que se tornou muito importante para o comércio de escravos. A importância da cidade cresceu de tal maneira que, em 1541, foi atacada por piratas e, em 1585, pelo corsário Inglês Francis Drake. Depois de um forte ataque pirata francês, no ano de 1712, a cidade foi abandonada.



quarta-feira, 17 de março de 2010

Coisas de mente

A minha apreciação sobre esta cadeira espero ter a nota melhor do que a disciplina anteriores que não foi nada boa. O que eu quero mais nesse mundo é ser uma pessoa mais feliz nesse mundo, construir a minha família, ser uma grande publicitária mais famosa nesse mundo, também se ser muita criativa, poder ter as minhas economias, ser independente dos meus pais viajar pelo mundo conhecer muitas pessoas, conhecer muitos países do mundo sobretudo países da Europa, América, isto é o meu sonho é ser uma pessoa mais famosa do mundo.
Sou uma pessoa com qualidade e defeito como qualquer outra que pensa e age por sua própria cabeça e age sempre que for necessário, não me considero nem a melhor nem pior mais tenho as minhas características que me distinguem das outras. As vezes tenho meus momentos de querer ficar sozinha mais isso penso que acontece com muitas pessoas.
A minha vida estudantil é um pouco complicada porque eu tenho que levantar cedo para apanhar autocarro, porque a universidade é um bocadinho longe da minha casa, mais com esforço tudo vai ser atingido.

Texto publicitário


Você quer ter uns momentos felizes, venha passar seus fins-de-semana aqui na quinta da montanha. Não esqueça ainda que aqui temos muito mais para você, musica ao vivo com artistas nacionais e internacional. Para mais informação visite nos através do site
www.quinta da montanha. Com ou através do numero 9883322.
Quinta da montanha lugar ideal para seus momentos de alegria.

kabo Verde qui terra sabi


Cidade velha a antiga cidade da Ribeira Grande de Santiago de Cabo Verde é uma das mais antigas cidades fundadas pelos Europeus na África subsaariana. A Cidade conserva um número significativo de edifícios e ruínas dos séculos que passaram, desde a descoberta do Arquipélago de Cabo Verde em 1460. Os monumentos incluem o pelourinho, a mais antiga igreja colonial do mundo (a Igreja de Nossa Senhora do Rosário), as ruínas da Sé Catedral, o Forte Real de São Filipe e o Convento de São Francisco.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Bem de fora

Sou orgulhosa de ser Cabo Verdiana