terça-feira, 11 de maio de 2010

Liberdade da imprensa

Liberdade da imprensa é um dos princípios pelos quais um Estado democrático assegura a liberdade da expressão aos seus cidadãos e respectivas associações, principalmente no que diz respeito a quaisquer publicações que estes possam pôr a circular.
Hoje Vivemos num mundo saturado de informação. Com a proliferação das chamadas “novas mídia”, das novas tecnologias e dos novos modos de difusão, a informação tornou-se muito mais acessível. Ao mesmo tempo, tem-se também diversificado. Mas, apesar da evolução da imprensa e do jornalismo, certos princípios fundamentais conservam toda a sua importância no dia 7 de Junho vai ser comemorado 0 Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, manifesto, novamente, o meu profundo apoio ao direito universal à liberdade de expressão.
Hoje existem associações voltadas para a luta pela liberdade de expressão e de imprensa, como a Associação nacional dos jornais que, além de desenvolver acções para propor a liberdade de imprensa no país, denunciam ameaças ao direito de informação. Com esse programa, houve um aumento de controle sobre os crimes cometidos contra a imprensa e seus profissionais.
A liberdade de imprensa é um bem da sociedade, antes mesmo de ser um direito de profissionais e de empresas ligadas a essa actividade e por sua própria natureza, exige mobilização constante, vigilância permanente e firme posicionamento diante de fatos que representam ameaça ou que efectivamente a atinjam.
A defesa da liberdade de imprensa certamente contribui para o fortalecimento das instituições democráticas no país

Sem comentários:

Enviar um comentário