quarta-feira, 24 de março de 2010

Cabo Verde

É um país africano, arquipélago de origem vulcânica, constituído por dez ilhas. Está localizado no Oceano Atlântico, a 640 km a oeste de Dacar, Senegal. Outros vizinhos são a Mauritânia, a Gâmbia e a Guiné-Bissau, ou seja, todos na faixa costeira ocidental da África que vai do Cabo Branco às ilhas Bijagós. Curiosamente,


Foi descoberto em 1460 por Diogo Gomes ao serviço da coroa portuguesa, que encontrou as ilhas desabitadas e aparentemente sem indícios de anterior presença humana. Foi colónia de Portugal desde o século XV até sua independência em 1975.



Os cabo-verdianos são de maioria Católica Romana. Outras denominações cristãs também estão implantadas em Cabo Verde, com destaque para os protestantes da Igreja do Nazareno e da Igreja Adventista do Sétimo Dia, assim como a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a Congregação Cristã em Cabo Verde, Assembleia de Deus, Testemunhas de Jeová e outros grupos Pentecostes e adventista. Há pequenas minorias muçulmanas e da Fé Bahá'í. A Igreja Universal do Reino de Deus também tem seguidores em Cabo Verde.

A Igreja Nossa Senhora do Rosário, construída em 1495, a mais antiga igreja colonial do mundo, Cidade Velha, Ilha de Santiago.

As primeiras ilhas do Arquipélago de Cabo Verde terão sido descobertas em 1456 por Diogo Gomes e Alvise Cadamosto, e as seguintes em 1461 por Diogo Gomes e António Noli ao serviço da coroa portuguesa, que encontraram as ilhas desabitadas e aparentemente sem indícios de anterior presença humana. Começaram a ser colonizadas por Portugal por meio do sistema de Capitanias hereditárias dois anos mais tarde, trazendo escravos da costa da África para plantar algodão, árvores frutíferas e cana-de-açúcar para a ilha de Santiago. Nessa ilha fundaram a cidade de Ribeira Grande, que se tornou muito importante para o comércio de escravos. A importância da cidade cresceu de tal maneira que, em 1541, foi atacada por piratas e, em 1585, pelo corsário Inglês Francis Drake. Depois de um forte ataque pirata francês, no ano de 1712, a cidade foi abandonada.



quarta-feira, 17 de março de 2010

Coisas de mente

A minha apreciação sobre esta cadeira espero ter a nota melhor do que a disciplina anteriores que não foi nada boa. O que eu quero mais nesse mundo é ser uma pessoa mais feliz nesse mundo, construir a minha família, ser uma grande publicitária mais famosa nesse mundo, também se ser muita criativa, poder ter as minhas economias, ser independente dos meus pais viajar pelo mundo conhecer muitas pessoas, conhecer muitos países do mundo sobretudo países da Europa, América, isto é o meu sonho é ser uma pessoa mais famosa do mundo.
Sou uma pessoa com qualidade e defeito como qualquer outra que pensa e age por sua própria cabeça e age sempre que for necessário, não me considero nem a melhor nem pior mais tenho as minhas características que me distinguem das outras. As vezes tenho meus momentos de querer ficar sozinha mais isso penso que acontece com muitas pessoas.
A minha vida estudantil é um pouco complicada porque eu tenho que levantar cedo para apanhar autocarro, porque a universidade é um bocadinho longe da minha casa, mais com esforço tudo vai ser atingido.

Texto publicitário


Você quer ter uns momentos felizes, venha passar seus fins-de-semana aqui na quinta da montanha. Não esqueça ainda que aqui temos muito mais para você, musica ao vivo com artistas nacionais e internacional. Para mais informação visite nos através do site
www.quinta da montanha. Com ou através do numero 9883322.
Quinta da montanha lugar ideal para seus momentos de alegria.

kabo Verde qui terra sabi


Cidade velha a antiga cidade da Ribeira Grande de Santiago de Cabo Verde é uma das mais antigas cidades fundadas pelos Europeus na África subsaariana. A Cidade conserva um número significativo de edifícios e ruínas dos séculos que passaram, desde a descoberta do Arquipélago de Cabo Verde em 1460. Os monumentos incluem o pelourinho, a mais antiga igreja colonial do mundo (a Igreja de Nossa Senhora do Rosário), as ruínas da Sé Catedral, o Forte Real de São Filipe e o Convento de São Francisco.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Bem de fora

Sou orgulhosa de ser Cabo Verdiana